segunda-feira, 4 de junho de 2012

Conselho de Leitores do ‘Vale’ sabatina nomes do PSDB e PT

 REUNIAO DO CONSELHO POLITCIO - PRESENCA DOS CANDIDATOS A PREFEITURA DE SAO JOSE DOS CAMPOS  
Saúde, política, habitação e juventude foram os temas principais do encontro de Blanco e Carlinhos com os conselheiros do jornal
Chico Pereira
São José dos Campos

Os pré-candidatos a prefeito de São José dos Campos pelo PSDB, Alexandre Blanco, e pelo PT, Carlinhos Almeida, foram sabatinados ontem de manhã pelo Conselho de Eleitores de O VALE.
O primeiro encontro foi com o postulante tucano que respondeu 15 perguntas durante 54 minutos.
A seguir, o pré-candidato petista foi questionado pelos conselheiros também durante 54 minutos e respondeu a 14 indagações do Conselho.
As perguntas foram formuladas de acordo com a vontade de cada conselheiro, sem agenda prévia de temas.
O único questionamento comum feito aos dois pré-candidatos foi formulado pelo editor-chefe de O VALE, Hélcio Costa, na abertura das duas sabatinas, que perguntou por que ambos se propõem e são nomes ideais para ser prefeito de São José por quatro anos.
Blanco afirmou que a sua pré-candidatura “nasceu da base do partido” e da sua vontade de colocar o nome à disposição para a disputa.
“A minha pré-candidatura passa a imagem de que o partido, após 16 anos no poder, mostra sua capacidade de reciclar e de renovar”, afirmou.
O tucano frisou aos conselheiros que a sociedade passa por uma transformação cada vez mais rápida e uma pessoa jovem como ele tem “capacidade de acompanhar essa evolução e trazer novas pessoas para agregar novas ideias para a administração”.
Carlinhos Almeida declarou que, embora não sendo de São José, construiu sua vida pessoal, profissional e política na cidade.
“Conheço profundamente a cidade. Dei uma contribuição para São José nos vários mandatos que tive e tenho a convicção que tenho condições de liderar a cidade em um momento que pra mim é decisivo”.
O petista destacou que, na sua avaliação, “ao colocar uma candidatura alinhada ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) posso dar um contribuição para São José dos Campos viver um novo momento do ponto de vista do seu desenvolvimento”, disse.

Questões. Blanco respondeu a questões como terceirização na área da saúde, transparência pública, prioridades de governo, divergências partidárias , sobre o processo de escolha de seu nome.
Com relação à terceiriza-ção, o tucano afirmou que até agora ela tem sido positiva e será mantida onde der resultado. O tucano frisou ser favorável à transparência da gestão pública.
Blanco declarou desconhecer a existência de dissidentes no PSDB pela escolha do seu nome e afirmou que toda “eleição é difícil”, ao responder se tem medo de perder a disputa.
Segurança, saúde e habitação serão prioridades no seu governo, caso seja eleito.
O tucano também pretende dar atenção especial a programas para a juventude e para o setor cultural.
O postulante petista respondeu a indagações a respeito de ser a terceira vez que tenta chegar ao Paço, composição de governo com nomes de outras cidades, terceirização na saúde, fuga de empresas da cidade e prioridades.
Almeida afirmou que, se eleito, não irá chamar profissionais de outras cidades para ajuda-lo a governar como aconteceu na administração da ex-prefeita Angela Guadagnin.
“Se for prefeito, não vou governar para o partido e sim para a cidade. São José tem quadros que podem ser aproveitados na administração”.
O postulante petista frisou que transporte público e educação estão entre as suas prioridades, mas evitou falar de plano de governo.
O petista disse que o erro nos processos de terceirização em São José é que “não há processo de diálogo”.

Debate integra projeto do ‘Vale’ para eleições
São José dos Campos

A sabatina do Conselho de Leitores com os pré-candidatos a prefeito Alexandre Blanco (PSDB) e Carlinhos Almeida (PT), de São José, integra o projeto de O VALE de cobertura das eleições municipais de outubro deste ano.
A terceira reunião do Conselho aconteceu ontem de manhã na sede do jornal, com a presença de sete conselheiros titulares e um suplente.
O editor-chefe de O VALE, Hélcio Costa, explicou que o projeto de cobertura das eleições foi iniciada em janeiro deste ano, com a publicação da primeira pesquisa de intenção de voto de O VALE.
A sondagem foi realizada com pré-candidatos a prefeito de São José e de Taubaté.
Costa relatou que novas rodadas de pesquisa e sabatinas vão acontecer em julho, após as convenções partidárias para a definição dos candidatos que vão disputar prefeituras e vagas no Legislativo.
Os conselheiros elogiaram a iniciativa. “Achei bastante positiva iniciativa de conversar com os pré-candidatos”, afirmou a conselheira Isabella Cristina Ribeiro Pinto.
Para o conselheiro Eugênio Silva, os pré-candidatos sabatinados ontem se apresentaram de forma natural sem nenhum marketing, o que possibilitou um diálogo mais aberto.

Candidatos. Os pré-candidatos também elogiaram a iniciativa do jornal e se colocaram à disposição. “Fiquei satisfeito de poder me reunir com o Conselho de Leitores. É uma forma de o jornal contribuir com a cidade. Ajuda a gente a refletir, a pensar na cidade”, afirmou Blanco.
O pré-candidato petistas disse ter gostado muito do diálogo e das perguntas formuladas pelos conselheiros.
“Algumas perguntas abordaram aspectos novos que vão me fazer pensar e podem até contribuir para o meu programa de governo”, afirmou.
Sigilo
PT prepara seu plano em segredo
O pré-candidato do PT a prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, disse que o programa de governo que irá apresentar à cidade será divulgado somente durante a campanha eleitoral. “Não vamos divulgar nada antes para evitar que adversários possam copiar nossas propostas como aconteceu na minha primeira campanha a prefeito”, disse.
Social
Juventude será tema de plano do PSDB
O pré-candidato do PSDB a prefeito de São José, Alexandre Blanco, disse que irá dar atenção especial a programas voltados para a questão da vulnerabilidade social com relação à drogas e violência. “Jovens e crianças têm de ser protegidos, porque a droga pode desviar o caminho. O prefeito Eduardo Cury já começou trabalho nesse sentido, mas acho que podemos avançar.”


Fonte: O vale
Foto: M. Almeida/O VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário